quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Orações com -ing / Let, Have a Make

Orações com -ing
Em analogia à forma do infinitivo com to, é possível construir uma oração subordinada com a forma –ing de um verbo. Esta oração subordinada pode ter um sentido causal, descrevendo por exemplo, uma razão ou uma causa:
Desperately needing money,
they started a small business.

Having lost his car keys, he
continued his journey on foot.
Precisando desesperadamente de dinheiro, eles começaram um pequeno negócio.
Tendo perdido as chaves do carro, ele continuou a jornada a pé.

Além disso é possível também anexar uma oração com a forma   -ing ao final de uma oração principal. Neste caso a oração com   -ing descreve que duas orações acontecem ao mesmo tempo:
Maurice was at home eating steaks for breakfast.
Sabrina crawled around on the floor picking up the fallen coins.
Maurice estava em casa comendo bifes no café da manhã.
Sabrina se arrastou pelo chão pegando todas as moedas caídas.

É possível também construir uma oração subordinada com as preposições after, before, without e while e a forma -ing de um verbo. No entanto, isto somente é viável quando o sujeito da oração principal e o sujeito abstrato da oração subordinada forem idênticos:
Clean up after finishing your work.

Limpe e arrume tudo depois de terminar o seu trabalho.

Before bathing, he looked at the clock.

Antes de tomar banho, ele olhou para o relógio.

He put up his feet without re-
moving his shoes.
Ele pôs os pés para cima, sem tirar os sapatos.

The chef prepared the salad
while flipping pancakes.
O cozinheiro preparava a salada enquanto virava as panquecas.



Depois de instead of e by vem sempre a forma -ing:
Instead of buying groceries,
he spent the money on pinball.

Ao invés de comprar doces ele gastou o dinheiro com fliperama.

You could try to fix it by pressing that button.

Você poderia tentar consertar isto apertando aquele botão.


Uma oração com a forma –ing pode servir também de sujeito de uma oração principal:
Climbing mountains can be great fun.
Seeing their incompetence drives me crazy.
Escalar montanhas pode ser muito divertido.
Ver a incompetência deles me enlouquece.

Verbos depois dos quais vem a forma –ing
Após os seguintes verbos surge normalmente a forma –ing:
enjoy

finish

go
imagine
keep
like
desfrutar, adorar, curtir
terminar

ir
imaginar
continuar
gostar
mind
miss
practice
remember
stop
try
start
importar-se
sentir falta
praticar
lembrar-se

parar
tentar
começar

They finally stopped banging
the pans together.
I enjoy swimming in warm water.
We didn’t mind walking the ten
miles.
Let’s go swimming tomorrow!
Pauline kept bothering me.
Finalmente eles pararam de bater as panelas uma na outra.
Eu adoro nadar em águas mornas.
Não nos importou andar as dez milhas a pé.
Vamos nadar amanhã!
Pauline continuou a me chatear.

Cuidado! Depois de stop pode seguir tanto a forma -ing como também o infinitivo com to. Cada uma destas construções tem um significado totalmente diferente – stop doing something significa parar de fazer alguma coisa e stop to do something significa parar para fazer alguma coisa:
        They finally stopped        Finalmente eles pararam
        shouting at me.               de gritar comigo.
        They finally stopped        Finalmente eles pararam
        to shout at me.                para gritar comigo.
A1
Present continuous
A2
Past continuous
B1
Present perfect continuous
Preposições que precedem a forma -ing
Depois da maioria das preposições aparece normalmente a forma -ing de um verbo:
be afraid of
be for/against
be good/bad at
be interested in
be tired of
be used to
believe in
feel like
insist on
look forward to
think about
estar com medo de
ser a favor/contra
ser bom/ mau em
estar interessado em
estar cansado de
estar acostumado a
acreditar em
ter vontade de
insistir em
estar ansioso/animado para/com
pensar em, refletir


I look forward to hearing from you.
I feel like having a swim.
I didn’t feel like working.

My grandmother believes in eating porridge for breakfast every day.
Estou ansioso para saber notícias de você.
Eu estou com vontade de nadar.
Eu não estou com vontade de trabalhar.
Minha avó acredita que se deve comer mingau de aveia todos os dias ao café da manhã.

Cuidado! Não confunda a preposição to com o infinitivo com to:
        I was prepared to do      Eu estava preparado para fazer
       
anything.                            qualquer coisa.
        The group went on to      O grupo continuou a discutir
       
discuss the weather.     sobre o tempo.
        He used to call me up in                        Ele costumava me telefonar 
       
the middle of the night.   no meio da noite
À forma –ing de um verbo segue então somente a preposição to:
I have no objection to waiting.

Next to sleeping, my favourite
activity is watching TV.
I’m used to hearing his complaints.
Eu não tenho nada contra esperar.
Além de dormir o meu passatempo favorito é assistir TV.
Eu estou acostumado a ouvir as reclamações dele.

Em uma série de verbos é possível ainda que um objeto ou uma forma possessiva precedam a forma -ing:
appreciate
excuse
mind
miss
remember
resent
understand
apreciar
desculpar
incomodar-se
sentir falta
lembrar-se
ressentir-se, não gostar
entender

I remember him/his burning the photo.
I can understand them/their ­wanting to be alone.
Eu me lembro dele queimando a foto.
Eu posso entendê-los querendo ficar sozinhos.

B1
Express yourself
O mesmo vale para as seguintes combinações de um verbo e uma preposição. Aqui também é possível haver um complemento ou uma forma possessiva antes da forma -ing:
be afraid of
be fed up with
be used to
hear about
look forward to
object to
estar com medo de
estar cheio/farto de
estar acostumado a
ouvir sobre/de
estar ansioso/animado para/com
não admitir

I’m fed up with you/your running around with other women.
They objected to people/people’s sunbathing naked.
Eu estou cheia de você correndo atrás de outras mulheres.
Eles não admitem pessoas tomando banho de sol nuas.

Fixando facilmente!
Formas com -ing
Constrói-se a forma –ing de um verbo através do acréscimo de -ing ao infinitivo. Observe porém as seguintes singularidades na escrita:
   Nos verbos que terminam em uma vogal curta + consoante, a consoante será dobrada se a sílaba pertencente a ela for acentuada:
We are getting on well.

Nós estamos nos entendendo bem.

mas

We are visiting my relatives.

Nós estamos visitando os meus familiares.


   Nos verbos que terminam em consoante + -e, o -e da forma –ing cai:
I’m having breakfast.

Eu estou tomando o café da manhã.




Let, have e make


Let (deixar, permitir)
Depois do verbo let segue regularmente uma construção formada por um objeto e um verbo no infinitivo sem to. Depois do infinitivo outros complementos adicionais podem ainda aparecer na oração (por exemplo outro objeto ou um advérbio):
Despite the complaints, the police let them sing.

Apesar das reclamações a polícia os deixou cantar.

He let the sand run through his
fingers.
Ele deixou a areia cair por entre os seus dedos.


Depois de let poderá seguir uma construção passiva. O verbo que segue let fica no infinitivo passivo (be + Past Participle):
The guards let the money be stolen.

Os guardas deixaram o dinheiro ser roubado.
The injured athlete let himself be carried off the field.
O atleta machucado se deixou ser carregado para fora do campo.

Have (mandar, encomendar)
Depois do verbo have pode seguir uma construção formada por um objeto e um verbo no infinitivo sem to:
The Ellisons are having the carpenter make them a kitchen cabinet.

A família Ellison mandou o carpinteiro fazer um armário para a cozinha.

Merle had her daughter do the dishes.

Merle mandou a filha lavar os pratos.


Depois de have é possível da mesma forma uma construção passiva, porém o verbo seguinte a have não fica no infinitivo passivo mas sim no Past Participle:
The priest has the church bells
rung before weddings.

O padre mandava tocar os sinos da igreja antes dos casamentos.

I had my suit cleaned only last week.

Eu mandei limpar meu terno só na semana passada.


A1
To have
A2
Past simple "to have"
Make (obrigar, fazer)
Depois de make no sentido de obrigar pode seguir uma con­­s­trução idêntica a let e have, formada por um objeto e um verbo no infinitivo sem to. Esta construção tem sempre um significado ativo com o verbo make:
Mrs. Grundy made her children
give their teacher a present.
O senhor Grundy obrigou seus filhos a darem um presente para a sua professora.
Sherrie always makes her little
brother take out the garbage.
Sherrie sempre obriga o seu irmão pequeno a jogar o lixo fora.


Usa-se a construção formada por make, ou seja um objeto e um verbo no infinitivo sem to, também quando uma coisa é causada não intencionalmente:
Howard’s thoughtless remark
made his listeners see red.
A observação impensada de Howard fez os seus ouvintes explodirem de raiva.
.
The loud bang made the passers by run away in fright.
A explosão alta fez os transeuntes sairem correndo de medo.

Fixando facilmente!
Repare que depois dos verbos force (forçar), cause (causar) e allow (permitir, deixar), ao contrário de let, have e make, sempre segue um verbo no infinitivo com to:
They forced me to watch that terrible film.

Eles me forçaram a assistir àquele filme terrível.

An earthquake caused the houses to collapse.

Um terremoto causou o desmoronamento de casas.

I allowed them to take my car.

Eu deixei que eles pegassem o meu carro.


Construa você mesmo orações em inglês com os
verbos let, have e make e frases com force, cause e
allow.
Repare sempre no uso correto do infinitivo com ou sem to nestas construções. Com certeza você já notou que tanto let e allow quanto make e force ou cause significam de alguma forma mais ou menos a mesma coisa. Tente modificar as suas próprias orações respectivamente de
forma que você substitua let por allow e make por force ou cause e esteja atento mais uma vez à estrutura correta da oração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, write something nice!